Servidores de Itanhaém decretam Estado de Greve

ITANHAÉM

Prefeitura não abre negociação e ignora reivindicação da categoria

 

 Os servidores públicos municipais de Itanhaém decretaram o estado de greve da categoria. A decisão ocorreu na última quinta-feira (10/03) durante assembleia geral da categoria, realizada na sede do SISPUMI, em Itanhaém. Sem correção salarial há dois anos, imposta pela Lei Federal 173, que congelou todos os reajustes dos servidores durante a pandemia, a categoria já prevê paralisação do serviço público, caso a administração não abra rodada de negociação com os trabalhadores.

Segundo estudo do Dieese, a inflação acumulada no período de maio de 2020 até maio de 2022 (período da data base da categoria) a defasagem salarial deve atingir a marca superior a 17%.  Além da perda inflacionária, a categoria também reivindica a titulo de compensação da alíquota de contribuição previdenciária, o percentual de 3%. A categoria deliberou pela proposta de reposição salarial no total de 20% de modo linear a todos os demais benefícios concedidos aos servidores públicos. Ainda no item reivindicado da reposição salarial, a categoria setorizada dos profissionais da educação reivindica a aplicação do percentual de 33,24% ao piso profissional.

Durante a assembleia, a categoria também deliberou pela interrupção da primeira ordem do dia, que previa a revisão da Pauta de Reivindicação Anual 2021/2022. A categoria concluiu 18 dos 32 itens constantes na Pauta, que deve ser concluída na continuidade da assembleia, na próxima quarta-feira, 16 de março, as 18 horas, na sede do SISPUMI.

Educadores de Creche

A reivindicação da categoria setorizada de Educador de Creche, já havia encaminhado à demanda de reivindicação para que a administração municipal se manifestasse a respeito do cumprimento da Lei Federal 13.005/2014 e Lei 9.394/96 com implantação do Plano de Carreira e Remuneração (PCR) para os profissionais da Escola Básica Pública. O SISPUMI oficiou o prefeito, informando a possibilidade de paralisação da categoria a partir da próxima quarta-feira (16/03).

About Author