Transtornos no ambiente de trabalho continuam no paço municipal

ITANHAÉM

Servidores convivem com móveis deteriorados e instalações precárias

Em nova inspeção para verificar as condições no ambiente de trabalho, no Paço Municipal, a diretoria do SISPUMI constatou precariedades no bloco III, onde funciona a Divisão de Títulos e Cadastro Imobiliário de Itanhaém. Os servidores registraram as dificuldades em desempenhar o bom trabalho no local que, entre outras coisas, apresenta móveis deteriorados e instalação elétrica que podem por em risco a segurança dos servidores.

No setor que é subordinado a secretaria da Fazenda Municipal, alguns trabalhadores fazem verdadeiro malabarismo para poder se equilibrar em cadeiras e mesas quebradas. A maior parte dos móveis são antigos e apresentam escoras e remendos para manter a funcionalidade. Outro motivo de queixa dos servidores são os espaços para fazer a refeição, em um deles o refeitório improvisado fica ao lado de um arquivo e de galões de água acomodados próximo a uma caixa de energia elétrica. 

 

Presente no local, o diretor Financeiro do SISPUMI, Samuel Lorena Rosa, entrou em contato com o secretário de Administração, Peterson Gonzaga Dias, apresentando os problemas.
 
Justificando, Peterson disse que, “a administração municipal está realizando reformas no prédio, exatamente para resolver os problemas nas dependências do paço municipal”. O secretário disse ainda que, as melhorias estão sendo realizadas por etapas, pois a verba utilizada para a reforma também conta com recursos de financiamento do governo federal e nos próximos meses, os problemas apresentados com a parte elétrica deve ser sanado, assim como ocorreu no bloco I, onde a estrutura não agüentava a ligação dos diversos aparelhos eletrônicos, como computadores, ar condicionado e outros. Em relação à mobília, o diretor do SISPUMI foi informado que novos móveis serão licitados para compor o espaço, acompanhando o prazo da reforma. O espaço para o refeitório será entregue este ano, conforme anunciado no último encontro do SISPUMi com o prefeito, realizado dia 20 de fevereiro.
 

O secretário de Administração disse que a Divisão de Títulos e Cadastro Imobiliário também receberá o processo de modernização, com a digitalização dos documentos, como já existe em outro departamento, que vem adotando este procedimento para eliminar a grande quantidade de papel que necessitam de arquivos e ocupam boa parte do espaço físico.

 

 

 

Cobrando soluções

No início do mês a direção do SISPUMI havia inspecionado a reforma no paço municipal, onde servidores da secretaria de Comunicação Social precisaram de atendimento médico, ocasionado pela precariedade no local de trabalho. Na ocasião, o diretor do SISPUMI, Samuel Lorena Rosa, pediu providências ao departamento de RH e ao engenheiro de segurança do trabalho, porém passado 20 dias, a direção sindical voltou ao local e constatou que os pedidos feitos, em contato direto com os responsáveis e através de ofício, ainda não foram atendidos, entre eles o de tomar providências imediatas para amenizar o calor excessivo e a falta de ventilação que atinge o local, por não existir janelas.

Em contra partida, o secretário de Comunicação Social, Silvio Lousada, apresentou o novo espaço que receberá os servidores que atuam na Comunicação Social. Com a obra dentro do prazo estipulado, o novo espaço já tem demarcado as medidas da estação de trabalho para acomodar os trabalhadores. Lousada informou que os móveis foram licitados e serão instalados em breve, juntamente com novos aparelhos de ar condicionados, que já foram entregues.

 

Silvio estima que, em quase duas décadas, o prédio ainda não havia passado por uma reforma e, consequentemente, não acompanhou a demanda da administração pública. Visando suprir a deficiência dos últimos tempos e, para melhorar as condições de atendimento a população e as condições de trabalho dos servidores municipais, a prefeitura tomou a iniciativa de realizar melhorias. O secretário disse que apesar do transtorno causado, os problemas apresentados, até o momento, devem ser recompensados ao término da obra. Explicou o secretário.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *