SISPUMI adere a Campanha e incentiva público masculino

AGENDA

Combater o preconceito masculino é o primeiro passo para aumentar as chances de cura.

O SISPUMI aderiu a Campanha Novembro Azul e quer aumentar a conscientização do público masculino para combater o câncer de próstata.

Tendo como maior inimigo o preconceito, 68% dos brasileiros dizem nunca ter feito qualquer tipo de exame relacionado a próstata. Os dados da Sociedade Brasileira de Urologia são alarmantes, Estima-se que 60 mil novos casos de câncer de próstata sujam até o final de 2014. Se diagnosticado precocemente, as chances de cura podem atingir 90%, entretanto a taxa de mortalidade cresceu 95,48% no período de 1979 a 2004. O câncer de próstata é o sexto mais comum no mundo. No Brasil, sua incidência no sexo masculino está atrás apenas do câncer de pele não-melanoma.

A resistência masculina em realizar o acompanhamento médico está diminuindo progressivamente. No entanto, ela ainda persiste e pode impedir a detecção precoce do câncer, que caso ocorra tardiamente, provoca a redução das chances de cura para um percentual entre 10 e 20%. Atualmente, apenas 7% dos casos são descobertos em estágio inicial. A Campanha Novembro Azul, visa justamente orientar os homens a cuidarem melhor da saúde. O objetivo é sensibilizar e conscientizar o público masculino em relação aos cuidados preventivos e à importância da realização dos exames periódicos relacionados ao câncer de próstata.

 

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *