Progressões de desempenho e aperfeiçoamento eduacional gerou oportunidade para elevação de nível
Os servidores municipais de Itanhaém estão experimentando o primeiro ano de implantação do plano de carreira da categoria. A medida ganha importância, pela perspectiva de ganho salarial, para amenizar os efeitos causados pela crise econômica que os trabalhadores brasileiros estão enfrentando.
Através do plano de carreira, os funcionários públicos podem obter ascensão de nível, pela avaliação de desempenho e pela progressão por aperfeiçoamento educacional. A cada nível progredido, o servidor acrescenta 2,5% aos vencimentos. Obtendo progressão de nível, através das duas possibilidades, o trabalhador municipal pode acumular o total de 5%, no primeiro ano de vigor da lei do plano de carreira.
Aos servidores com mais de 12 anos de serviço público prestado, a lei prevê a compensação por tempo de serviço, concedendo a progressão em dois níveis, pela avaliação de desempenho. Na prática, somente aos servidores com mais de 12 anos, a progressão pode proporcionar um ganho de 7,5%, sendo 5% pela avaliação de desempenho, somados a 2,5% pela progressão educacional.
A medida é positiva, considerando o momento de crise econômica que atinge o país. Das nove cidades da região metropolitana da Baixada Santista, apenas Itanhaém não apresentou problemas em garantir os vencimentos e a reposição da data base dos servidores municipais. Nos últimos 12 meses, nas cidades de Cubatão, Santos, Guarujá, Praia Grande e Peruíbe os servidores realizaram protesto e, em alguns casos, realizaram paralisação reivindicando a reposição da perda salarial. Na maioria, os reajustes ficaram abaixo do índice da inflação. Em São Vicente a situação é ainda pior, onde os servidores enfrentaram atraso no pagamento salarial. Em Bertioga e Mongaguá, as negociações não apresentaram avanço e, através de muita negociação, a prefeitura realizou a reposição salarial, com índice de 0,67% abaixo da inflação.
Ainda que o cenário econômico seja preocupante, os servidores de Itanhaém mantiveram o direito ao pagamento salarial; reposição e conquistaram a possibilidade de acréscimo aos vencimentos, através do Plano de Carreira, que ainda pode ser aprimorado com a inclusão da evolução Vertical. A diretoria do SISPUMI mantem as negociações com a administração para aperfeiçoar e avançar nas conquistas dos trabalhadores.