Profissionais da Saúde se reúnem no SISPUMI em busca de melhorias para as categorias

ITANHAÉM

Servidores entregaram pauta com itens específicos a Secretária de Saúde

Os servidores municipais que atuam na Saúde de Itanhaém se reuniram na sede do SISPUMI para abrir a rodada de negociação com a secretaria municipal de Saúde. No primeiro encontro, realizado em 13 de maio, a comissão dos trabalhadores entregou as reivindicações ao secretário adjunto de Saúde, Dr. José Renato Oliva.

Em nota o departamento de Recursos Humanos da Saúde respondeu ao SISPUMI as solicitações da categoria. Sobre a equiparação salarial, a Secretaria alegou incompetência em atender tal solicitação por ferir o princípio da isonomia.

Em relação ao pagamento de horas extras no horário de almoço dos plantonistas a Administração Municipal respondeu que as horas extras serão pagas conforme acordo feito entre o Secretário Adjunto de Saúde, SISPUMI e a Comissão dos servidores do UPA e SAMU. Já, em relação ao item, em que a categoria negocia o pagamento de plantão a 100%, nos dias domingos e feriados, segundo os servidores, a Secretaria de Saúde se equivocou, respondendo a reivindicação como simples pagamento de horas extras, afirmando já executar tal pagamento.
Os servidores também pediram explicação sobre quais são os critérios adotados para o enquadramento do percentual de insalubridade por categoria. A Secretaria de Saúde informou que foi enviado memorando ao Departamento Jurídico Municipal solicitando informações a respeito.
Sobre a reivindicação de concessão de 2 folgas mensais para os servidores que se ativam em jornada de 12X36 horas e 1 folga mensal aos servidores que se ativam em jornada de 24X72 horas, a Secretaria de Saúde afirmou que está analisando a viabilidade da solicitação, devido a recente redução da carga horária implantada pela administração Municipal.
Outro item reivindicado pelos profissionais da enfermagem é a transformação do cargo de Auxiliar de Enfermagem para o de Técnico de Enfermagem. A Secretaria de Saúde informou que a legislação apresentada pela categoria amparando o pedido foi revogada, mas mesmo assim, tal solicitação foi encaminhada ao Jurídico Municipal para dar seu parecer.
Os Servidores também reforçaram o pedido através do SISPUMI para que o projeto de lei do plano de cargos e salário dos servidores seja apreciado, antes de ser levado para votação na Câmara Municipal.
Os Trabalhadores consideraram vagas, as respostas apresentadas pela Secretaria de Saúde e aguardam a próxima rodada de negociação, para dar continuidade aos itens negociados. A categoria também pretende reavaliar o enquadramento do grau de insalubridade e atualizar os índices das perdas salariais.
 

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *