Crianças participam da Limpeza dos Rios e Mares

GERAL

Herdeiros do planeta fazem multirão no Dia Mundial de Limpeza dos Rios e Mares

Comprometidos com o futuro do planeta e com as condições ambientais do mundo em que vivemos cerca de 80 pessoas da Escola de Surf “Sispumi no Gaivota” e “Escola Luz do Sol”, de Jundiaí, tiveram a oportunidade de demonstrar isto participando do Dia Mundial de Limpeza dos Rios e Mares, que aconteceu no último dia 19.

Os voluntários, em sua maioria crianças entre 7 e 15 anos, trabalharam no Rio Piaçaguera, em frente a Ilha do Gaivota, onde ele desemboca e retiraram cerca de 80 k de lixos, em sua maioria de garrafas e sacos plásticos, bitucas de cigarro, canudinhos de refrigerantes, latas, luvas de borracha, restos de rede de pesca e de isopor e pedaços de corda.

Os trabalhos foram inciados após uma breve explicação por parte de professores e de um biólogo presente da necessidade de conservar o meio ambiente, de respeitar os limites impostos pela natureza, para que gerações futuras possam usufruir de um lugar melhor para viver.

Para iniciar as atividades o grupo foi dividido em três equipes sendo que os alunos da Escola de Surf “Sispumi no Gaivota” foram com suas pranchas, pelo rio, coletando os lixos encontrados. Já os estudantes da “Escola Luz do Sol” ficaram incumbidos da limpeza às margens do Piaçaguera e o terceiro grupo, ficaram responsáveis pelo restante da praia e do rio.

Para Jânio Pereira, o Piolho, professor da Escola de Surf “Sispumi no Gaivota”, ações como estas ajudam a mostrar às crianças a necessidade de preservar o meio ambiente, de jogar o lixo em local apropriado, entre outras coisas e salienta: “não podemos ficar esperando que só as outras pessoas reajam frente às condições de nosso planeta. Nós temos de começar a tomar atitudes que façam a diferença, não somente em um dia do ano, mas em todos os dias da vida”, finaliza.

 

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *