Educadores de creches reivindicam melhorias

ITANHAÉM

Desvalorizados, acumulo e desvio de função são alguns dos problemas enfrentados no trabalho

Educadores de creches se reuniram na sede do SISPUMI para protestar e registrar as precárias condições de trabalho que a categoria enfrenta. A reunião aconteceu no dia oito deste mês e resultou no encaminhamento do ofício 85 e 86/2013, encaminhados à secretaria da Educação e ao prefeito Marco Aurélio.

Conforme apurado pelo SISPUMI, os educadores passaram a exercer a função de professores, pois tem plano pedagógico, desenvolvem atividades de aprendizagem passadas pela secretaria da Educação, porém, tem salário inferior aos dos professores;

Também cabe aos educadores o papel de cuidar, atividades de alimentação, higiene, limpeza, descanso e recreação, porém segundo relatam os próprios educadores, não existe infra-estrutura adequada, tendo que ficar dentro de classe com as crianças por longos períodos, pois em algumas creches não existe espaço para recreação e, em muitas faltam funcionários, existindo apenas dois educadores para cuidar de aproximadamente 30 crianças, fato irregular perante a lei. Os profissionais denunciam ainda que, por manusearem produtos de limpeza não recebem adicional de insalubridade; além de constantemente, por falta de funcionários de limpeza e inspetores de alunos, os educadores de creche, ficam nas salas na falta dos profissionais habilitados e, muitas vezes os diretores solicitam a esses trabalhadores que realizem atividades de limpeza, num total desvio de função.

A diretoria do sindicato aguarda a manifestação da administração pública em relação aos ofícios encaminhados. Caso as respostas não sejam satisfatórias, a categoria pretende fortalecer o movimento reivindicatório com protestos e pedir reparação no âmbito jurídico.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *