Todos os eventos que precisam ser incluídos no cálculo do pagamento do servidor precisam ser enviados até dois dias úteis após o dia 16 do mês
Por Secretaria de Comunicação Social – Prefeitura de Itanhaém
comunicacao@itanhaem.sp.gov.br
A Secretaria de Administração está alertando para que todos os setores municipais cumpram o prazo estabelecido para o envio dos documentos com informações para o setor de Recursos Humanos. Caso isso não ocorra em tempo hábil, não haverá condição para incluir a informação sobre férias, licença-prêmio, horas extra e demais situações que são lançadas na folha de pagamento.
Todos os eventos que precisam ser incluídos no cálculo do pagamento do servidor, como a folha de frequência e justificativa de ausência, tem que ser enviados em até dois dias úteis após o dia 16 de cada mês. É preciso manter vigilância constante quanto ao prazo de entrega desses documentos, que são fundamentais para informar o setor de Recursos Humanos sobre as horas trabalhadas e demais que incidem no recibo de pagamento.
“A folha de pagamento tem função operacional, contábil e fiscal, devendo consolidar todas as ocorrências mensais do servidor. Ela integra e consolida todos os eventos e movimentações de pessoas, como admissões, desligamentos, férias, licenças, etc. Por isso a sua gestão é complexa e toma tempo”, explica o secretário de Administração, Wilson Carlos do Nascimento.
Ele ressalta que o Departamento de Recursos Humanos precisa de um tempo hábil para poder processar e conferir as informações que deverão ser lançadas para cada servidor. “Se esse documento não chegar no prazo, não há como incluir as informações no mês corrente”.
O secretário disse que algumas queixas de servidores sobre atraso no pagamento de horas extras trabalhadas e férias foram registradas em rede social. Porém, o que houve de fato nessas situações foi o atraso no envio do documento. “As chefias precisam estar atentas quanto ao prazo estipulado para o encaminhamento dos documentos dos servidores. Isso vale para todos os setores da Administração Municipal”.
Está em fase de elaboração a criação de uma cartilha para o servidor, que será acompanhada por um hotsite que está sendo produzido pela Secretaria de Comunicação. “A ideia é criar um canal direto com o servidor, no qual ele tenha acesso a todas as informações que ele precisa saber sobre a Administração Municipal”, concluiu o secretário.