Ambiente de trabalho precário pode silenciar prefeitura de Itanhaém

ITANHAÉM

Servidores da Comunicação Social trabalham em um verdadeiro forno. Dois já precisaram de socorro médico


Excesso de calor, pouca ventilação e muita poeira. Este é o cenário que a equipe do SISPUMI encontrou, nesta terça-feira (4), ao inspecionar o andar onde está localizado o gabinete do prefeito, no Paço Municipal. O piso que também abriga outras secretarias, entre elas a de Comunicação Social, as condições de trabalho demonstram ser mais do que preocupante. Nos últimos dois meses, pelo menos dois, dos 17 funcionários que trabalham no setor, já foram socorridos devido ao ambiente que se tornou insalubre pela existência de uma obra, que já dura mais de dois meses no local.

Conforme explicou o secretário municipal de Comunicação Social, Silvio Lousada, a situação se agravou quando os aparelhos de ar condicionado apresentaram defeito e parou de funcionar. Segundo Lousada, novos aparelhos já foram solicitados e, dentro de mais um mês, a secretária deve ser remanejada para outra sala, que esta sendo reformada no piso térreo.

Sem janelas e com o clima extremamente quente e seco, os servidores tentam superar o problema com medidas paliativas. Atualmente os trabalhadores da secretaria de Comunicação Social contam apenas com dois ventiladores de pequeno porte, que são insuficientes para arejar o espaço de trabalho.

Além do dano a saúde dos servidores municipais, o trabalho também é comprometido pelo superaquecimento dos computadores. Os servidores relatam que as máquinas constantemente travam e, consequentemente, dificulta toda produção e elaboração textual e de imagens desenvolvida diariamente pela equipe de comunicação.

O diretor do SISPUMI, Samuel Lorena Rosa, entrou em contato com o departamento de Recursos Humanos (RH) do município para buscar medidas mais efetivas e menos burocráticas para amenizar os problemas apresentados. Em resposta, o RH firmou o compromisso de enviar nas próximas horas, mais ventiladores a secretaria de Comunicação Social, porém o problema só deve ser sanado com a compra dos novos aparelhos de ar condicionados e a mudança definitiva destes servidores para o novo local de trabalho.

A diretoria do SISPUMI ainda vai notificar a engenharia do Trabalho e a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) para as devidas providências.

About Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *