SISPUMI faz primeira rodada de negociação com prefeito Márcio Cabeça

MONGAGUÁ

Itens serão analisados e devem ter definição em próximo encontro

O prefeito de Mongaguá, Márcio Cabeça, recebeu dos representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais e Autárquicos de Mongaguá e Itanhaém (SISPUMI) a pauta de reivindicações 2019/2020. O encontro ocorreu no gabinete do prefeito, na tarde desta segunda-feira (4). Durante o encontro o prefeito analisou os 24 itens de âmbito geral da categoria e demais itens específicos elaborado pelos trabalhadores que atuam nos setores da Saúde, Educação, Motoristas, Agentes de Trânsito, GCM, Serviços Gerais, Mecânico, Eletricista, Cemitério e Regional Rural.

Em breve análise dos itens da pauta, o prefeito afirmou o desejo de realizar a valorização dos trabalhadores, mas apontou o limite de gasto com o pessoal como barreira para conceder todos os itens reivindicados. Marcio Cabeça firmou o compromisso de avaliar as reivindicações que não geram impacto imediato no orçamento deste ano, tais como a implantação da data-base e a folga mensal para os servidores plantonistas da saúde, demonstrando disposição em conceder tais itens através de legislação municipal. O prefeito também assinalou o desejo de atender os itens referentes ao vale alimentação e plano de saúde, mas tais itens dependem de estudo orçamentários para ser realizado.

O prefeito propôs um prazo para analisar detalhadamente os itens reivindicados, para realizar nova rodada de negociação, que deve ocorrer até o próximo mês de julho.

Além do prefeito Márcio Melo Gomes e dos diretores do SISPUMI Samuel L. Rosa, Aparecido Borges (Cidão) e Marco Jacob, o encontro também contou com a presença do vereador Antonio Eduardo dos Santos, o Baianinho, que acompanhou o final da reunião.

Primeiro encontro e andamento das negociações

O prefeito Márcio Cabeça é o terceiro gestor municipal a negociar as reivindicações dos servidores durante este mandato. Em abril de 2018, o então prefeito Artur Parada Prócida se reuniu com os representantes do sindicato, no mês anterior da prisão decretada pela Polícia Federal, prejudicando as negociações com os trabalhadores. Em junho do mesmo ano, o SISPUMI retomou as negociações com o prefeito interino, Rodrigo Casa Branca, que concedeu a reposição salarial de 9,24% referente aos dois anos anteriores que não haviam sido feito, porém as negociações dos demais itens da pauta de reivindicação não tiveram andamento, por impedimento do período de eleição municipal suplementar. Dois dias após a realização das eleições, Márcio Cabeça foi reconduzido ao cargo e assumiu a gestão do município, em 30 de outubro. Atendendo ao oficio nº 26/2019 enviado pelo SISPUMI, os servidores de Mongaguá reabre as negociações em busca valorização e melhores condições de trabalho.

About Author