Vicentinho (esquerda) e Wilson R. dos Santo (direita) recolhem assinatura de adesão dos deputados
Representando os trabalhadores dos municipios de Itanhaém e Mongaguá o SISPUMI esteve presente na 6ª Plenária Nacional da CONFETAM / CUT, realizado em Brasília entre os dias 11 e 13 de maio. A plenária teve como tema central o serviço público de qualidade e a equidade de gênero e remuneração, reunindo representação sindical dos diversos estados do Brasil.
Durante os três dias da Plenária o Diretor Secretário Geral do SISPUMI, Wilson Roberto dos Santos, destacou os principais temas das propostas de resolução que incentivou o amplo debate com o objetivo de consolidar as diretrizes políticas que vão nortear toda ação da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal (CONFETAM), suas federações e os quase 700 sindicatos municipais filiados à Central Única dos Trabalhadores (CUT).
O Diretor do SISPUMI explica que com o desenvolvimento de tais diretrizes políticas, ações conjuntas realizadas através da CONFETAM podem resultar grandes conquistas aos trabalhadores municipais, através de seu sindicato local. “A essência de um sindicato é a união conjunta dos trabalhadores, agora, esta mesma essência se dá com a união dos diversos sindicatos para obter resoluções em comum, em âmbito nacional”. Afirmou Wilson.
Ao término da Plenária, o Diretor do SISPUMI demonstrou sua satisfação aos resultados dizendo que “estamos pensando em nível nacional para agirmos com ações local”. Para Wilson o fortalecimento da CONFETAM já resultou em benefícios diretos aos trabalhadores, com a criação da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Serviços Público Municipal, que prevê a integração do sindicato e, conseqüentemente, ser a voz ativa dos trabalhadores, na esfera federal, mantendo contatos políticos com os representantes na Câmara Federal e no Senado.
Entre os principais temas das propostas de resolução estão o Serviço Público, Gênero e remuneração; Serviço Público Municipal de Qualidade; Qualidade na educação e valorização do Magistério; Qualidade de Trabalho e Saúde do Servidor Público e Igualdade de Oportunidades no Serviço Público.