Professores substitutos de Itanhaém compareceram ao sindicato para apresentar a nota de repúdio a Secretaria de Educação municipal pelo cancelamento da atribuição de Classe/aula de 2024. A categoria explica que o procedimento adotado pela Educação municipal prejudica os profissionais não deixando claro quais os critérios de ocupação da classe/aula.
O SISPUMI endossa a nota da categoria e solicita a administração pública municipal o ensinamento adotado pela boa Educação, em relação à importância do diálogo. O diálogo promove a reflexão, a autonomia de pensamento, a criticidade, a defesa de seus posicionamentos, a valorização das diferenças e a resolução de problemas (dos mais simples aos mais complexos). Ignorar a representação dos trabalhadores, ou negar explicação a qualquer uma categoria setorizada, é uma ação para promover a discórdia, rupturas, distanciamento e desvalorização.
Integra da nota:
Nós professores substitutos I e II, viemos por meio deste expressar o nosso repúdio e indignação a Secretária de Educação do município de Itanhaém pela falta de respeito, comunicação e transparência no processo de atribuição de classe/aula de 2024, que foi cancelada de maneira arbitrária e, consequentemente, atribuída como carga suplementar para os professores da rede.
Mais uma vez o Departamento de Educação demonstra o descaso com a categoria dos Professores Substitutos que fazem parte do quadro docente de Professores do município.