Com certificado de palestrante, professora Sara Mazzei é docente exemplar e fez apresentação muito além de sua experiência profissional, dando uma lição de vida
Pioneirismo do SISPUMI no processo de globalização entre os sindicatos da Baixada Santista foi um dos itens apresentados pelo jornalista |
Sindicalizada e membros do SISPUMI realizaram palestras na 30ª Semana Acadêmica da UNIDEZ-FAITA. Com a finalidade de dividir conhecimento e vivenciar experiências, profissionais de diversas áreas participaram do evento, que neste ano aconteceu no segundo semestre de maio.
Abordando o tema ‘Influência das novas linguagens como fator de evolução na sociedade globalizada’,o jornalista do SISPUMI, Alexandre de Oliveira e o coordenador Jurídico, Doglas Figueiredo da Silva, demonstraram como as relações e interferências das novas tecnologias interferem na atuação do sindicato.
O jornalista expôs o histórico do processo da globalização, assim como as características das novas linguagens e como este processo resulta em uma revolução social.
Doglas Figueiredo da Silva, expôs como as interferências das novas linguagens exigiu um novo perfil dos profissionais |
O jornalista também apresentou os meios de comunicação desenvolvidos pelo SISPUMI, nos últimos anos, para alinhar as ações do sindicato ao novo contexto mundial. “Apesar do limite de atuação nos municípios de Mongaguá e Itanhaém, o SISPUMI é pioneiro no desenvolvimento de ferramentas virtuais entre os sindicatos da região da Baixada Santista, não sendo raro prestar auxílio, no âmbito virtual, a servidores municipais das diversas regiões do Brasil”. Explicou Alexandre, exemplificando com o recente atendimento a um servidor atuante no município Guaraciaba do Norte, no estado do Ceará, que buscava informação sobre concessão de vale transporte. Em outro caso um servidor, no município de Itajaí, no Estado de Santa Catarina, buscava informação sobre a conquista dos servidores de Itanhaém ao transformar o cargo de motorista de ambulância, em condutor socorrista. Estes são apenas alguns exemplos de como o SISPUMI se tornou referência e ocupou espaço, além do limite restrito pela carta sindical.
Dentro do contexto, o coordenador Jurídico do SISPUMI, explicou como as novas linguagens tecnológicas também afetou o modo de trabalho dos advogados. Com a implantação da petição eletrônica, os tribunais indiretamente obrigaram os profissionais da área do direito desenvolver o conhecimento em informática. Não obstante, Doglas aponta que a atuação sindical também sofre influência pelo processo de globalização. “Um trabalhador de nossa região facilmente tem a informação sobre a carga horária de um trabalhador holandês, que trabalha 29 horas semanais e recebe um salário médio de 2.900,00 Euros. A informação pode até parecer sem propósito, mas gera influência para reivindicar valorização salarial e redução da carga horária sobre o aspecto das desigualdades laborais apontadas pela Organização Internacional do Trabalho (OIT)”. Explicou o coordenador Doglas.
Prata da Casa
Com certificado de palestrante, professora Sara Mazzei é docente exemplar e fez apresentação muito além de sua experiência profissional, dando uma lição de vida |
Leitura em Todos os Sentidos: Palestra contou com tradução simultânea da intérprete Aretuza Tuzuki |