Instituido pela ONU, o ano das Cooperativas beneficia a sustentabilidade. Dê a sua opinião
Visando o desenvolvimento econômico sustentado a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Ano Internacional das Cooperativas. Desenvolver uma cooperativa só é possível quando existe a participação de seus membros, deste modo o SISPUMI quer saber sua opinião sobre participar de uma cooperativa de consumo. Queremos ouvir sua opinião.
Cooperativa de consumo é uma forma de organização conjunta para satisfazer as necessidades de consumo dos cooperados. Com a colaboração das pessoas com os mesmos interesses é possível obter vantagens no sentido de reduzir os custos e obter melhores condições de prazo e preço.
Caracterizam-se pela compra em comum de artigos de consumo para seus cooperantes. Na prática funcionam como supermercados, com a vantagem de acesso aos produtos de gênero de alimentação com valor inferior aos praticados pelo mercado.
Além do acesso aos produtos com baixo custo, outra vantagem aos participantes é a possibilidade de participar dos lucros obtidos pela cooperativa, que segue o modelo de cotização e é revertido entre os membros participantes.
Historicamente, sindicatos e cooperativas surgiram das mesmas lutas. Os sindicatos têm uma importante contribuição que já é uma realidade para a difusão do novo cooperativismo. Ampliar esta contribuição é urgente para reforçar o combate à exploração econômica e também no combate a perda de emprego formal e dos direitos conquistados.
Envie sua opinião pelo email imprensa@sispumi.com.br, Facebook ou twitter.