Servidor público municipal e internautas participam de reunião pela Internet

GERAL

Servidores acompanharam reunião na 1ª cobertura online realizada pelo SISPUMI

Os servidores públicos municipais de Itanhaém que não puderam comparecer na sede do SISPUMI para participar da reunião promovida pela diretoria, no último dia 7 de julho, tiveram a oportunidade de acompanhar, em tempo real, os principais acontecimentos através da Internet.

Com publicação simultânea, nas redes sociais Twitter e Facebook, os internautas recebiam informações das principais ocorrências e decisões da reunião. A cobertura teve início minutos antes do evento começar. Exatamente às 18:49 horas, os ‘amigos’ do Facebook e os seguidores, no Twitter, receberam a mensagem “Servidores chegando a sede em Itanhaem para reunião que começa logo mais…Ainda dá tempo..Podem vir.”. Minutos depois, já com a reunião em andamento, pelo Twitter, a seguidora @nandaannanda postou “Queria ter ido na reunião de servidores no @sispumi, mas doente, não rolou. Espero que corra tudo bem lá”; o mesmo fizeram @wersdy e @GuiXavier_ enviando seu recado “@sispumi Enfim atitudes estão sendo tomadas é a nossa hora servidores municipais” e “@sispumi Não terá outro caminho que não o da greve para que tenhamos o que nos é de direito”.

Pelo Facebook a participação foi mais intensa, com comentários, mensagens de incentivos e diversos amigos participando através dos comentários publicados, clicando em “Curtir”, que segundo instruções do Facebook, é um meio de fazer comentários positivos ou de conectar-se com coisas importantes aos usuários da rede social.

A cobertura que teve caráter experimental obteve resultado que surpreendeu os organizadores e a diretoria do SISPUMI que, desde a última semana de maio deste ano, iniciou um processo de reestruturação em sua comunicação com os servidores e associados. Inicialmente foi reformulado o site que, além de integrar as redes sociais Twitter e Facebook, disponibiliza também vídeos no canal YouTube (TVSISPUMI) e oferece novas opções aos servidores e visitantes, como o CLASSISPUMI, que apresenta aos usuários a opção de utilizar um canal próprio de classificados; digitalização de documentos para disponibilizar acesso das ações da diretoria; além de prestar informações sobre o mercado financeiro, pelo menu indicadores e formulário de denuncia, sobre assédio moral. Os serviços preexistentes de preenchimento de ficha de filiação e atualização cadastral permanecem.

As métricas de audiência do site apontam para um crescimento de 24,5%, no número de visitantes no mês de junho, em relação a maio deste ano. Quando comparado com o mês de abril, antes do processo de reformulação, o crescimento é ainda maior, com 60% de aumento no índice de visitantes únicos. Os dados apurados pela métrica do Advanced Web Statistics – Awstats (Estatísticas de WEB Avançadas), demonstra que apenas no primeiro semestre deste ano, o número de audiência equivale a mais de 82% de todas as visitas registradas no ano de 2010. A ascensão mensurada também é confirmada pela ferramenta de análise do Google; O Analytic aponta um crescimento superior em relação ao Awstats, no período entre maio e junho, registrando 89% de novos visitantes e uma média de permanência no site superior a três minutos. A discrepância entre as duas ferramentas é justificada pela tecnologia empregada na apuração dos dados, porém, com o evidente crescimento, a medida de integração das redes sociais ao site foi acertada.

Segundo o responsável pela manutenção do site, o jornalista Alexandre de Oliveira, “os números poderiam ser maiores, pois a maioria das pessoas utiliza o navegador Internet Explorer (IE), da Microsoft e, a versão 8 do navegador apresenta incompatibilidade com a página. Alguns internautas podem corrigir o problema configurando o navegador com a ferramenta de compatibilidade ou usar a versão do IE8 com frame. Com os demais navegadores não foi registrado problemas.” Explica Alexandre.

Segundo o Diretor Presidente do SISPUMI, Jorge R. Coyado, a comunicação com os sindicalizados e demais público interessado é essencial para o aprimoramento dos serviços e o atendimento. “Nosso público merece todo e qualquer meio de comunicação para estabelecermos de forma eficaz a aproximação e o melhor entendimento de como o SISPUMI funciona e o que tem feito pelo servidor público municipal”. Concluí o presidente.

O endereço eletrônico do SISPUMI é www.sispumi.com .br. No Twitter @sispumi, TVSISPUMI, no Youtube e no Facebook, basta procurar por SISPUMI, na busca, para nos encontrar.

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