Confetam consolida metas no 5º Congresso Nacional, com a participação de diretorr do SISPUMI
O diretor Secretário Geral do SISPUMI, Wilson Roberto dos Santos, esteve presente no 5º Congresso Nacional da Confetam, que aconteceu na cidade de Beberibe, Ceará, entre os dias 23 a26 de maio de 2013. Delegações de 22 estados compareceram para representar as federações e fornecer conteúdo aos trabalhos apresentados.
O diretor do SISPUMI, que também atua como diretor dos Trabalhadores na Segurança Urbana da FETAM-SP, juntamente com a presidente da federação, Paula Leite, contribuiu com o Texto-Base, apresentando propostas da FETAM paulista nas Mesas Temáticas que se formaram durante o evento. O objetivo das Temáticas é o de formar as lideranças sindicais para desempenhar as ações de atuação e mobilização, em cada município do Brasil.
Os dirigentes da FETAM-SP se destacaram ao apresentarem o Caderno de Formação – Negociação Coletiva no Setor Público que, entre outras coisas, visa a formação dos dirigentes sindicais em relação às negociações, com foco em temas específicos como: gênero, questão étnica/racial e saúde do trabalhador.
O tema da Conferência Magna do Congresso foi o “Serviço Público de Qualidade com Negociação Coletiva e Trabalho Decente”, proferida pelo Presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Serviço Público Municipal, o deputado federal Artur Bruno (PT-CE). Também foram abordados a Análise de Conjuntura, pela Economista do DIEESE e Especialista em Finanças Públicas, Patrícia Pelatieri; O Balanço Político da gestão, Prestação de Contas 2010-2012 e Previsão Orçamentária 2013 foram realizados por Maria das Graças Costa e Misael Élson Borges, além da participação de Jacy Afonso (Secretário de Organização da CUT Nacional) e Dr. Gerson Marques (Procurador Regional do Trabalho).
Ao término do Congresso, a Confetam encerrou os trabalhos e solidificou as metas e objetivos a serem desenvolvidos nos diversos municípios brasileiros. As Fetam de cada estado, juntamente com os sindicatos, tem papel fundamental para buscar a fortificação do serviço público municipal e a respectiva valorização dos trabalhadores deste setor.